quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Iwata comenta sobre os próximos lançamentos das séries Mario e Zelda

 Em uma recente entrevista ao site IGN, Satoru Iwata, presidente da Nintendo japonesa, respondeu a diversas perguntas dos entrevistadores.Dentre os temas da entrevista estavam os próximos lançamentos das séries Mario e Zelda, a filosofia da empresa ao não usar o termo "sucesso", o preconceito e ceticismo que a Big N sofre sempre que lança novos consoles e a ausência de um sistema de conquistas nos seus consoles. Quanto aos próximos lançamentos das séries Mario e Zelda, Iwata confirmou um rumor de que um jogo do nosso encanador bigodudo em 3D estava sendo desenvolvido para Wii U, mas não deu muitos detalhes e nem mesmo uma previsão para tais lançamentos.Leia a seguir as declarações do Sr.Iwata:

"Eu sempre e estritamente digo aos empregados da Nintendo a nunca usarem o termo "sucesso" para descrever nosso próprio desempenho. Se chamamos um resultado qualquer de nossos esforços de "sucesso"... nós poderíamos aplicar o sucesso como padrão para futuros projetos, e acabaríamos não tentando fazer o melhor ou não fazer algo que é de uma natureza muito diferente."

"A Nintendo visa criar algo melhor do que já está presente no mundo. Acreditamos que isso pode acontecer ao criar algo sem precedentes. Desde o Game & Watch e NES, todos os hardwares da Nintendo foram desenvolvidos de forma consistente com essa filosofia. No final, tudo depende do tipo de oportunidades maravilhosas de entretenimento que uma plataforma de hardware pode oferecer. Nossos esforços estão apenas começando e nós continuaremos nos empenhando."

Iwata ainda comentou sobre a inovação feita pela Nintendo e disse sobre as possibilidades com o Wii U e que sempre que algo novo é lançado, há uma parte do público ansiosa pelo novo e a outra parte com ceticismo e críticas:

"As novas interfaces de usuários que a Nintendo criou muitas vezes enfrentam opiniões céticas antes de um lançamento de hardware, mas acabaram se tornando, de fato, padrões da indústria. É um desafio transmitir atrações que são difíceis de entender, a menos que você realmente tenha em mãos e experimente. É, especialmente, assim com o Wii U, porque ele possui um potencial de entretenimento sem precedentes."

O presidente da Nintendo ainda disse que lamenta pela demora na atualização do Wii U e que a Big N está trabalhando em cada vez mais melhorias para seus usuários:

"Pessoalmente, acho que os usuários deveriam ser capazes de utilizar todas as funções do console assim que ele abre a caixa. Então, eu sinto muito pelo fato dos compradores do Wii U terem a experiência de atualização, que leva muito tempo e pelos serviços não estarem disponíveis no lançamento do hardware."

Comentou também sobre as críticas que a empresa recebeu por ainda não oferecer experiências como o sistema de conquistas presentes nos consoles concorrentes como o PlayStation 3 e Xbox 360.Para ele, o Wii U oferece uma nova experiência e a arma para isso é o Miiverse:

"Nós não achamos que oferecer os mesmos recursos que já existem em outras comunidades online seria a melhor proposta para os jogadores mais experientes. A Nintendo deu uma grande atenção para a dinâmica de pessoas que jogam videogames juntas na mesma sala. Com o Wii U, pensamos em expandir este conceito em salas separadas que se conectam online. O Miiverse é uma comunidade online dedicada aos videogames que representa um esquema social único que nunca existiu."

Quanto aos próximos lançamentos e os nintendistas que tanto almejam franquias no 3DS e Wii U, Iwata explica:

"À medida que desenvolvemos uma nova plataforma de hardware, sempre nos perguntamos coisas como: 'que maneiras os criadores dos novos Zelda e Mario esperam fazer com isso?' Mas nós vamos anunciar as datas de lançamento do novo Zelda 3D e jogos do Mario no futuro, porém, esse não é o momento ideal para eu indicar quando vamos fazer esses anúncios."

"Vamos anunciar a tabela de lançamentos para novos jogos Zelda e Mario em 3D no futuro, mas esta não é a melhor oportunidade para que eu indique quando vamos fazer estes anúncios."

"Nossos softwares first party sozinhos não são suficientes para agradar aos diferentes gostos de todos os fãs de jogos. A decisão da Nintendo, que irá publicar dois jogos da Platinum Games, é uma resposta a esse desafio. Eu posso afirmar que eles [third parties] estão mais ativos do que nunca e estamos explorando inúmeras maneiras de colaborar com outros editores e desenvolvedores"

Ainda recebeu a pergunta sobre as vendas e a percepção do público nesse início de vida do Wii U, já que foi constatado que na primeira semana de vendas, o console superou seu antecessor no mesmo período de vendas.Para Iwata, é um desafio enorme:

"A maioria das pessoas tinham opiniões céticas em relação ao potencial do Wii como uma máquina de jogo. Exatamente a mesma coisa pode ser dita do DS. Estes são típicos exemplos de viés, onde, apenas após perceberem que essas máquinas tinham vendido além de suas expectativas, as suas memórias foram reescritas."

Então nintendistas, agora é ficar de olho no futuro e vivenciar a era Wii U assim como vivenciamos t~çao felizmente a era Wii.

Nenhum comentário:

Postar um comentário