quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Resumão Nintendo Direct (07/11): Iwata traz detalhes do Miiverse, Nintendo Network, Wii U Chat, NSMBU e muito mais

 Na manhã desta quarta-feira (07/11), a Nintendo japonesa nos proporcionou mais um tradicional Nintendo Direct, um boletim de informações da Big N que faz anúncios e nos traz informações sobre o universo Nintendo.Desta vez, Satoru Iwata, presidente da Big N, trouxe detalhes de diversas funções online do Wii U, como o Wii U Chat e o Miiverse. Ainda foram revelados pequenos detalhes do que será a tão misteriosa Nintendo Network.Confira:
Começando pelo Mii Plaza, Iwata informou que será a primeira coisa na qual o usuário do console verá ao ligar o Wii U. Diferente do Mii Plaza do Wii, lá estarão pequenos ícones dos jogos que os seus amigos na Nintendo Network estão jogando e comentários sobre determinado game, e claro o seu também poderá ser enviado.
Ainda foi feita uma pequena espiada no que será a interface do novo console, foi exibido o menu que é visto no Game Pad. O menu apresentado possui ícones muito parecidos dos que vemos no Nintendo 3DS, quadrados e com pequenas representações do jogo ou aplicativo. O menu é bem prático, é só clicar no ícone desejado por meio da tela de toque do Game Pad.

Logo depois, Iwata faz um unboxing do console, no qual foi mostrado todo o conteúdo do pacote Deluxe do Wii U que, segundo o presidente, terá 4,2 kg e contará com tudo que foi anunciado anteriormente, isto é Console, Game Pad, adaptador AC, cabo HDMI, adaptador AC para o Game Pad, base vertical para o console e base para o controle.E apenas no Japão, o beta test de Dragon Quest X.Veja o vídeo:



E a grande questão: como será o sistema de contas da Nintendo no Wii U?Pois bem, a Nintendo finalmente resolveu mostrar como será esse sistema. Para criar uma conta, assim que o console for ligado irá aparecer uma tela na qual o jogador será obrigado a fazer uma conta na Nintendo Network que será associada ao seu Mii. O número de contas de usuário por console é limitado a dez contas nas quais são registrados históricos de jogo, Browser, configurações etc.
Porém, cada console poderá ter apenas uma conta da Nintendo Network.Não podemos considerar isso um problema já que tudo que for adquirido ou conquistado por meio da rede (jogos, aplicativos, DLC's, etc) poderá ser compartilhado por todos os usuários, diferente do que acontece na Xbox Live por exemplo.Os dados requeridos pela Nintendo para criar sua conta são: usuário, senha, e-mail, data de aniversário e sexo. Serviços de rede e Wii U Chat exigirão uma Nintendo Network ID.
Uma atualização de sistema será necessária assim que comprarmos o console.A atualização nos dará acesso ao Miiverse, Browser e Nintendo eShop.


Como acontece no Nintendo 3DS, não será preciso fechar um jogo para utilizar o Browser. Iwata representou isso com um usuário que joga New Super Mario Bros.U e necessita de ajuda na internet, ele pausa o jogo procura a informação que precisa e volta a jogar do ponto em que parou.
Iwata ainda revelou que será possível transferir jogos do Virtual Console e WiiWare do Wii para o Wii U. Um tutorial online vai amparar os jogadores de como fazer isso facilmente.

Miiverse

Por fim o Miiverse. A função mais fascinante do Wii U também é a mais complexa. O Miiverse revolucionará a maneira de interagir com os seus amigos enquanto joga, já que os usuários poderão compartilhar informações como bem entenderem, por meio de desenhos, conversas e tópicos onde os jogadores poderão trocar experiências de jogos, opiniões e pedir ajuda para outros usuários.Foi exemplificado por meio do New Super Mario Bros.U como será a interação do Miiverse enquanto os jogadores estiverem jogando, no final de cada fase do novo jogo do encanador, os jogadores poderão postar comentários do que fizeram nas fases.Ah, e se você perceber que a sua mensagem pode ser um spoiler para outros jogadores, você poderá emitir um alerta de spoiler para que jogadores que ainda não chegaram na parte em que você está no jogo não leiam a sua mensagem se não quiserem.
Iwata deixou bem claro nesta edição do Nintendo Direct que as produtoras poderão utilizar-se do Miiverse como bem entenderem em seus jogos.Um exemplo disso é o Nintendo Land Plaza no jogo Nintendo Land que concentrará todas as informações vindas do Miiverse sobre o jogo.

Wii U Chat

O chat por voz do Wii U ganhou um nome e se chamará Wii U Chat.Durante o Nintendo Direct, o presidente conversou com Reggie, presidente da Nintendo of America.Dentre as funções do chat estão desenhar na tela, mandar recados dentre outras.A função também estará disponível no lançamento.


O que concluímos com esse Nintendo Direct?Podemos dizer que a Nintendo finalmente está investindo em interações entre os jogadores para melhorar sua experiência de jogo (que já é muito boa).Pra quem estava atrás nas interações online, com o melhor navegador da 8ª geração e interações que vão dar inveja nas concorrentes, a Nintendo evoluiu muito e continuará comandando os rumos da indústria dos games durante as próximas gerações de consoles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário